A Arquitetura Nunca Será Para o Bico da Maioria

Estética, funcionalidade e disposição adequada dos espaços não são para o bico da maioria! Mas, calma aí... Será que você está julgando esse artigo pelo título?

Estética, funcionalidade e disposição adequada dos espaços não são para o bico da maioria!

Mas, calma aí... Será que você está julgando esse artigo pelo título?

Não estou querendo dizer que aqueles que não são arquitetos não possam comentar e criticar essa arte. Pelo contrário, acredito que o “mero mortal” usuário do espaço é quem, no fim das contas, poderá falar sobre sua percepção da qualidade do projeto.

– Ah!... Então esse tema versa sobre o fato de que a arquitetura deva ser feita apenas para as “zelites”?

Isso também é um mito: a arquitetura não pode ser vista apenas como um gasto, mas como um investimento, pois, para além de deixar os espaços mais bonitos e funcionais, um bom projeto pode gerar muita economia na obra.

Mas sobre o que é esse artigo, então?

A questão é a seguinte:

Quando seu arquiteto entrega o estudo preliminar do projeto, é importante tomar a opinião de alguns parentes ou conhecidos, isso pode alertar para questões que te passariam despercebidas, entretanto...

Tenha em mente que cada um deles traz também, junto com as boas opiniões, uma série de interesses e desejos individuais. E sua casa não pode nem deve ser a síntese dos interesses, desejos e conhecimento técnicos de cada um deles.

Sabe aquela opinião do seu “tiozão que entende de obras” de fazer banheiro espelhado para economizar em encanamento?...

Ou aquele sofá de oncinha “combinandinho” com a almofada de zebra que sua sogra , que tem um “tino para decoração”, mostrou que é tendência de várias revistas?...

Ou, ainda, aquela banheira de hidro dentro de um closet que foi a dica de um sobrinho que sonha em fazer arquitetura?...

Então... Essas sugestões podem ser úteis, desde que realmente atendam às suas reais necessidades.

O arquiteto estudou pelo menos cinco anos exatamente para buscar entender suas necessidades e intermediar seu sonho através do projeto.

Nada contra os parentes especialistas – não acredito muito nisso, mas foi politicamente correto – todavia a arquitetura não é a soma da opinião e desejo da maioria, mas um entendimento e polimento dos seus anseios, através de um profissional gabaritado para gerar uma concepção funcional, estética e singular de sua necessidade de habitar.

Com todo o respeito: “Abaixo o tiozão especialista”.

A arquitetura nunca será para o “bico da maioria”, pois apesar da opinião dessa maioria, quem viverá na casa a ser projetada é você.

Se você concorda: compartilhe esse desabafo!